Vinte anos do SUAS, foi tema da 11ª Conferencia Municipal de Assistência Social em Nova Monte Verde
Com escuta ativa, o evento abordou desafios, propostas e avanços, para fortalecimento das políticas públicas de assistência social no município, debatidos em cinco eixos

Tendo como tema “Construção, Proteção e Resistencia”, a prefeitura de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou nesta sexta-feira 27/06, a partir das 07:h30 na câmara municipal, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que abordou os vinte anos do Sistema Único de Assistência Social.
De acordo com a primeira-dama e gestora municipal da assistência social Joane Moreira, a conferência teve como objetivo principal, promover espaço democrático de debate, reflexão e proposições, voltadas ao fortalecimento das políticas públicas, direcionadas para o setor. Durante a programação, os participantes acompanharam palestras, debates em grupos de trabalho e a eleição dos delegados, que representarão Nova Monte Verde na conferência estadual.
O momento registrou um novo capítulo, no diálogo entre poder público e a sociedade civil, em defesa de ações, que serão transformadas em políticas públicas justas, inclusivas e participativas. Neste evento, a sociedade civil, usuários dos serviços, trabalhadores do SUAS, conselheiros e gestores, contribuíram de forma positiva, com sugestões para a construção das propostas, conforme determina o regulamento da conferencia.
A palestrante convidada para a 11ª edição da conferencia, foi a servidora pública Lilian Borges Passareli, da SETASC – Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, que na oportunidade, trouxe a abordagem técnica e inspiradora, sobre os desafios e conquistas dos vinte anos do Sistema Único de Assistência Social, no Brasil e no Mato Grosso.
De forma dinâmica, a técnica, abordou o tema proposto, propiciando o pleno envolvimento de todos os participantes, que na sequência, foram divididos em grupos de trabalho, para discutir, elaborar e apresentar as propostas construídas.
O evento reafirmou que, o direito à assistência social é inegociável, e que a participação da coletividade é essencial, para garantir avanços e resistir aos possíveis retrocessos. Diante desta realidade, é muito importante que a população entenda o que é assistência social, o que faz e, para que servem os serviços ofertados.
“Este é um momento muito especial, de escuta e de construção, temos conseguido muitos avanços, tanto na área urbana, quanto na rural, onde os serviços estão sendo realizados, enfrentando os desafios, trabalhando com o firme compromisso de fortalecer ainda mais a rede e, garantir direitos aos assistidos”. destacou a Primeira dama e secretária municipal de assistência social, trabalho e cidadania.
Prestigiando o evento, compondo o dispositivo oficial, participaram da 11ª edição da Conferencia Municipal de Assistência Social o prefeito Edemilson Marino, a Vice Zenilda Alves, Secretária Municipal de Assistência Social Joane Moreira, Secretária de Saúde Thais Martins, Secretária de Finanças Alice Bolduan do Nascimento, Cerimonialista representante da Secretaria de Educação e Coordenadora Pedagógica e Administrativa Valdirene Ferreira , Presidente da Câmara Municipal vereadora Livia Fidelis, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Gilma Freitas e a Servidora Márcia Garcia, representando os trabalhadores do SUAS.
Foram eleitos para representar o município de Nova Monte Verde na conferencia estadual os delegados: Titular governamental Thais Larissa dos Santos, suplente Elexandra Szczerba, representando a sociedade civil Titular Marcia Aparecida Garcia, suplente Daiara Van Krause.
Como forma de incentivo à participação popular, as 100 primeiras pessoas inscritas receberam a camiseta oficial da conferência.
COMENTÁRIOS